COMENTÁRIOS DO BLOG: Parabêns pelo o sucesso do seu blog.Já conheço bastante o seu trabalho sei o quando você quer fazer tudo perfeito,é um tipo de profissional que vai além do seu limites.Mais mesmo assim alcança sempre o topo do sucesso.Sei que a empresa TAIS FERREIRA varoliza o seu trabalho,pois reconhece aondes você fez ela chegar.Continue assim..."Não importa ser rico,o mais grandioso é fazer o bem" Keylla Alves. ... COMENTÁRIOS DO BLOG: Obrigada pelo comentário,muito gentil. Seu blog tb tá demais,já add à minha lista! Parabens! Alice Sales.... COMENTÁRIOS DO BLOG: Caro Moisés,Dentre as característica de liderança mecionadas, considero que a capacidade de gerar confiança é uma das mais importantes. Ninguém segue uma pessoa quando se sabe que ela será a primeira a abandonar o barco quando as coisas ficarem dificeis. Sucesso,Jairo Siqueira

Gestão de Negócios - Pesquisas na Web

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de junho de 2009

BERNARDINHO – LIÇÕES DE UM CAMPEÃO

Há vários tipos de treinadores no mundo dos esportes, uns mais populares, outros mais polêmicos, mas na verdade só uma parte desses profissionais pode ser chamada de líderes, dentre vários nomes citamos um em especial: Bernardinho.

Técnico da seleção brasileira masculina de vôlei que sempre está entre os finalistas nos campeonatos em que participa, além disso, também é palestrante de encher auditórios, com temas que atraem desde treinadores a grandes líderes de empresas, executivos e outras pessoas interessadas em trabalho em equipe, ou melhor, liderar uma equipe vencedora.


No decorrer de uma longa carreira no vôlei, parte dela sendo jogador, através do acúmulo de suas experiências ele desenvolveu um método que visa à busca constante da excelência, determinando vários pontos fundamentais para o sucesso de uma equipe.
Possuidor de características que o define como um grande líder e um gestor ao mesmo tempo, pela forma como “atua” na frente de sua equipe, ele consegue atrair a atenção e respeito de seus liderados, essas características são:


GESTOR: é fazedor, comanda, direciona e possui voz mais alta na transmissão de suas mensagens.
LÍDER: comunica, é criador, desenvolve as pessoas, é justo, tem perspectiva de futuro, possui relação de autoridade, faz a coisa certa – é eficiente.


Além dessas características, o mesmo possui outras que o define para o espectador como exigente, perfeccionista, nervoso, na verdade, o que ele faz é o bom uso de seus papéis psicológicos que ele acredita ser importante para sua estratégia de liderar sua equipe. Mas o mais impressionante é que existe um contrato psicológico definido intrinsecamente na relação LÍDER x EQUIPE onde os liderados reconhecem sua liderança, quando mesmo em situações adversas há cumplicidade e espírito de equipe, por exemplo:

“Um jogador titular no meio de uma partida importante como uma final de campeonato é convidado a ser substituído por um reserva, ele aceita a condição sem reclamações e continua vibrando com a equipe mesmo estando no banco de reservas”.

Percebo nesse momento a confirmação da autoridade legítima, ponto crucial para o sucesso de um líder e conseqüentemente o da equipe, pois o liderado entende que aquela ação é necessária para a obtenção da vitória.

Segundo Bernardinho o sucesso de seu trabalho como líder acontece quando se decide doar muito mais que boa vontade, na verdade, deve haver uma doação total, para isso ele cita alguns pontos como importantes para aplicação da liderança, são eles:


· É fundamental que o líder busque constantemente o conhecimento e faça a aplicação dele no seu dia a dia;
· Direcionar uma dose significativa de esforço nas execuções das tarefas;
· Preparação;
· Dedicação;
· Espírito de equipe;
· Obstinação;
· Ética;
· Excelência;
· Sensibilidade para detectar e desenvolver talentos;
· Gerenciar pessoas;
· Garra;
· Planejamento;
· Clareza na definição de objetivos;
· Foco
· Trabalhar a vitória a cada dia, a cada “bola lançada”.

Outro fator muito forte e que pode ser observado no trabalho do Bernardinho é a motivação, sem ela não existe sucesso, não existe liderança. Ele consegue motivar sua equipe fazendo com que haja mudanças comportamentais, não permitindo que a desmotivação seja um obstáculo no caminho de seus liderados. Para ele motivação é coisa séria, para motivar uma equipe é preciso agir sempre com igualdade e transparência nos objetivos e metas.

Para que aconteça a motivação deve haver em primeiro lugar a confiança, para isso o líder deve ser firme em uma convicção: quando lideramos possuímos o poder e o status de uma posição mais privilegiada, então devemos esquecer os conceitos de um tempo passado que não existe mais, onde não se pedia, mandava, onde não se conversava, gritava, onde não se motivava, oprimia.

Hoje devemos aplicar o que somos no dia a dia, devemos ser humanos, e tratar isso como base para uma liderança de sucesso optando pela autoridade como o motor de nossas ações e a justiça como filosofia de vida e de trabalho, buscando sempre ser um líder servidor.

“Liderar é uma dádiva, ser líder é um sonho, o sucesso virá por conseqüência“
Moisés Kellyano

Páginas